News



Fatores importantes para implementação de Estratégias Bimodal

Publicada em 16/11/15



 

O atual mundo dos negócios exige que a área de TI das empresas assumam dois objetivos diferentes, um que sustente as rotinas de operação e outro que gere inovações para alavancar os negócios.

É papel dos profissionais de TI desenhar essa estratégia bimodal e assegurar que ela aconteça de maneira eficiente e assertiva.

A TI bimodal é uma forte tendência para as empresas que querem se manter no mercado, as grandes Companhias são as candidatas mais fortes. Mas por ser um conceito novo, as empresas ainda têm dúvidas a respeito, principalmente quanto às formas de implantação.

As empresas não conseguem mais focar apenas em suas competências principais. É preciso buscar associações para criar um ecossistema digital. Existe a necessidade de uma organização mais fluida”, observa Alvaro Mello, analista do Gartner.  Para o especialista, as organizações do futuro precisam se perguntar frequentemente em que mercados pretendem atuar e moldar-se rumo a tal cenário.

 

Alguns fatores devem ser considerados para a implantação da estratégia bimodal, que pode ser vista como uma vantagem competitiva:

  • Os setores de negócio e tecnologia têm velocidades e prioridades diferentes, mas devem se relacionar entre si.
  • Os gerentes de TI podem recorrer à terceirização junto à estratégia bimodal.
  • Dúvidas na questão de criar equipes distintas, pois existe a necessidade de várias áreas interagirem.
  • Profissionais de uma organização bimodal têm caminhos diferentes dos operacionais, mas ambos tem méritos e perspectivas de crescimento profissional.

 

Saiba mais sobre os estudos:

http://cio.com.br/opiniao/2015/08/25/a-verdade-sobre-o-modelo-bimodal-nas-empresas/

http://www.cio.com/article/2875803/cio-role/what-gartner-s-bimodal-it-model-means-to-enterprise-cios.html

 


Ver notícias anteriores